Brinco, logo rabisco

João Marcelo Zswec tem uma paixão particular por desenhar o circo, além de vivenciá-lo como palhaço, na figura de Játaqui. Parte dos rabiscos que faz, ele publica sem pretensões na internet, nas redes sociais, e que na gente coloriu a curiosidade em saber mais. “Desenhar palhaços éuma forma de manifestar a paixão e o carinho pela arte da palhaçaria”, ele diz. Além de conferir alguns de seus desenhos na galeria, espia o toma-lá-dá-cá que fizemos com ele.

Por que se dedicar aos desenhos? E os palhaços nisso tudo?
Sempre gostei de desenhar e continuo desenhando por “n” motivos. Um deles é que, quando criança, na pré-escola, a professora me elogiou na frente da classe porque colori quadrados sem sair da linha (risos)… Desenhar palhaços surgiu quando comecei a brincar na palhaçaria, no ano de 2015.

João é tão “figura” quanto os desenhos dele

Como nascem seus desenhos?
Às vezes, meus desenhos já foram visualizados na cabeça, coração, mãos… daí nascem. Ou não, nascem ali, no momento em que sento de frente para o papel em branco e o deixo me conduzir.

Quem ou o que é sua inspiração?
A inspiração vem de diversos lugares. Dos livros, no trem, da natureza, de uma exposição… Esses dias, foi lendo o horóscopo no jornal que me veio a ideia de um desenho.

Para quem você desenha?
Quando desenho, fico muito comigo. É um momento íntimo e pessoal; quem sabe até solitário. Desenho bastante para mim e, é claro, quero muito que outras pessoas vejam o que desenhei.

Quem é o seu palhaço? Por onde ele anda?
JátaquiTôtamoZénóisKadumCocêis. Difícil descrevê-lo… Meu palhaço respira, olha, brinca… Vejo ele, hoje, como o desenho que fiz: de camiseta-vestidão branco, meias com listas vermelhas e pretas, chapéu e sapato tricolores; nariz vermelho.Nos meus desenhos, há algo que sou, da minha essência. Então, há algo do meu palhaço.Hoje, meu palhaço anda obcecado por ruas, avenidas, praças e cabarés.

 

João Marcelo Zswec
joaomarceloator@hotmail.com
Facebook: João Marcelo Zswec

PICADEIRO UNIVERSAL